quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Gelatinas - Filtros para Canhão de Luz, Set Light e Pontos de Luz

Gelatinas - Filtros para Canhão de Luz, Set Light e Pontos de Luz


Supergel é a gelatina mais utilizada no mundo . Ela possui uma variedade de mais de 128 cores e 16 difusores. Selecionadas primeiramente devido à excelência e grande variedade de cores, Supergel é única no processo de fabricação e na durabilidade.


Gelatinas para Efeitos de Cor



ATENÇÃO: As cores das gelatinas mostradas no site da ROSCO representam as cores originais em Truecolor (24 bits). Seus resultados finais podem variar.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Fabricada em policarbonato co-extrudado.
A gelatina colorida normalmente é fabricada com filme de poliéster e pigmentos de cor aplicados sobre a superfície. No geral, a cor é pintada sobre a superfície. Isto significa que o calor e a abrasão física podem facilmente remover a cor, resultando em rápido desbotamento da gelatina.
Supergel é produzida com policarbonato extrudado, ou seja, os pigmentos de cor fazem parte do proprio corpo do material plástico. O policarbonato em matéria prima é combinado com os pontos de pigmentos de cor, através do processo de extrusão. O calor e a pressão do processo de extrusão complementam entre si fazendo com que o policarbonato e os pigmentos de cor, resultem em um filme plástico totalmente colorido e homogêneo.
Para assegurar a durabilidade das cores, uma camada muito fina de policarbonato é aplicada em ambos os lados da gelatina Rosco, selando a cor e proporcionando uma barreira protetora. A gelatina pronta é extremamente resistente ao desbotamento das cores, mais durável às altas temperaturas dos refletores e protegida de ranhuras e sendo muito mais duravel ao calor dos refletores de ultima geração.
Além do mais, a Rosco utiliza um policarbonato selecionado, que é ignifugado. Supergel reúne os mais exigentes padrões internacionais de segurança contra incêndio.


Espessura
Padrão de 0,08mm a 0,127mm (em cores extremamente escuras).
Limites de Temperatura
Ponto de Fusão:220°C
Ponto de Amolecimento: 160°C
O ponto de amolecimento é onde o filtro começa a mostrar marcas de amolecimento e finalização de vida útil. A Rosco optou por utilizar policarbonato pelo elevado ponto de amolecimento e ponto de resistência que este material proporciona.
DURABILIDADE
A vida útil das gelatinas depende de vários fatores: cor, equipamento e lâmpada utilizados, o nível do dimmer e o tempo em que a luz permanece acesa. Por estas razões é impossível determinar a vida útil de cada gelatina. De qualquer modo, alguns conhecimentos básicos e experiência podem ajudar a estimar este tempo. Gelatinas verdes escuras e azuis escuras geralmente duram menos pois absorvem o máximo de energia infravermelha. Absorvendo energia infravermelha extra, fazem o policarbonato atingir mais rápido a temperatura de ponto de fusão. Quando precisar de gelatinas com cores escuras, procure escolher no mostruário Rosco aquelas que transmitem quantidade de energia acima de 700 nm. Você pode encontrar esta informação olhando a curva de Distribuição de Energia Espectral (Spectral Energy Distribution - S.E.D.) localizada em cada gelatina do mostruário Supergel. Gelatinas que transmitem níveis acima de 700 nm devem também transmitir níveis de infravermelho acima de 700 nm. (Veja o mostruário Supergel para informações de como ler acurvaS.E.D.).
Para prolongar a vida útil da gelatina, alinhe a lâmpada de seu elipsoidal para um campo de foco horizontal (Para desfazer-se do foco de calor pontual). Você pode aumentar a distância entre a lâmpada e a gelatina utilizando um porta gelatina duplo, ou mesmo um bandoor. Em casos extremos, tente utilizar os filtros Rosco Heat Shield ou Thermashield para prolongar a vida útil de sua gelatina.
Nunca utilize um filtro plástico diretamente em frente à lâmpada. Isto sempre causará mais rapidamente um desgaste prematuro da gelatina, por que o calor fica armazenado não tem como ser liberado, a não ser através da gelatina. Sempre deixe um espaço apropriado para ventilação.



COMO LER

A CURVA "S.E.D."
A curva de distribuição de energia

espectral de cada gelatina Supergel descreve os comprimentos de onda

das cores transmitidas através de cada filtro. Por exemplo, Supergel

# 342 transmite aproximadamente 40% de energia violeta e azul do

espectro e 75% de energia laranja e vermelha. E bloqueia toda a

energia amarela e verde.
"Trans.": porcentagem referente à toda a

luz que passa através de cada gelatina, além da

transmissão.
Disponíveis em folhas de 50cm x 61cm ou rolos de 61cm x 15.24m.
Para mais informações técnicas sobre a gelatina Supergel faça o download do guia Supergel
ou fale conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário